História AEA

“O sucesso é alcançado com muito trabalho, perseverança e união.”

             
               Desde o início sempre esteve presente representando os interesses de seus associados. Um exemplo de conquistas é a História da diretoria, que nos mostra como o compromisso se fez fundamental para se chegar no objetivo inicial. Hoje nossa Atual Diretoria torna a cada dia mais rica a AEA São João, com novos projetos e propostas para inovar sempre. Nossa Equipe é formada por profissionais compromissados e prontos para atender com excelência e qualidade a todos. Nossa sede tem Instalações amplamente estruturada com sala de reunião, salão de festas e diversas máquinas, entre eles nossos Plotters da HP Designjet 510.

 

Apoio ao exercício da profissão e valorização profissional

  • A AEA oferece infraestrutura e serviços para que o profissional tenha instrumentos para exercer sua profissão. O associado conta com serviço de cópias e plotagem com preço diferenciado, tanto na sede como através do sistema de entregas.

  • Por meio da realização, palestras, cursos e programas de treinamento promovem a atualização de conhecimento, além de oferecer subsídios para a educação continuada e o aprimoramento dos profissionais.
  • Para valorizar o profissional consciente e responsável, a associação elege o “Profissional do Ano”. O Prêmio é, ao mesmo tempo, uma homenagem e um estímulo aos que tiveram atuação destacada durante o período. O prêmio é entregue durante jantar que comemora o dia do Engenheiro.

  • Convênios firmados com empresas são benéficos aos associados e às suas famílias, oferecendo descontos ou prazos especiais na compra de produtos e prestação de serviços.

Valorização da categoria

  • A entidade também atua de maneira mais abrangente, buscando ter maior representatividade e força junto à sociedade e aos órgãos públicos para defender as questões de interesse dos engenheiros, arquitetos, agrônomos e profissionais da área tecnologia.

     

  • A realização do I Salão da Construção Civil foi uma iniciativa importante nesse sentido, pois fortalece todo o setor da construção civil, reconhecido por sua importância econômica e social. O sucesso do primeiro empreendimento motivou o agendamento do segundo, em meados de setembro.

Atuação na comunidade

  • Uma das contribuições relevantes da AEA para a comunidade é a elaboração do projeto do plano diretor e sua doação ao município de São João da Boa Vista. Foram organizados grupos de estudo focados em temas como Zoneamento Urbano, Desenvolvimento Rural, Polos de Desenvolvimento e Traçado de Linhas Viárias. Atualmente o projeto encontra-se em mãos do prefeito.

     

  • No final do ano passado a associação promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos a fim de contribuir com as entidades assistências da cidade. Também elaborou e distribuiu folhetos informativos de combate à dengue nos canteiros de obras, destacando a importância de os profissionais atuarem como agentes de combate ao mosquito transmissor da doença.

 

História da Diretoria

 

             Ao longo desses 40 anos, verdadeiros idealistas estiveram à frente das diretorias e cada um a sua maneira e ao seu tempo, com muita garra, venceram dificuldades e obstáculos para que, atualmente, pudessem ser prestados serviços em prol da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São João da Boa Vista. Para melhor entender as dificuldades vividas pelos diretores da AEA, que sempre lutaram e continuam lutando pela classe, transcrevemos alguns trechos dos livros de Atas da Associação, contando um pouco da sua história.

09 de setembro de 1981
Presidente, Gilberto Amorim “.. Por não haver verba, o presidente Gilberto Amorim, paga dois meses de aluguel e dois salários mínimos a secretária, e o engenheiro Plínio Zono empresta uma máquina de escrever e paga a gráfica com seus próprios recursos”.

03 de agosto de 1982
Gilberto Amorim, “não haverá verba suficiente para o pagamento do telefone, resolve-se que deva ser pedido a TELESP uma prorrogação para o pagamento, evitando o corte, uma vez que ainda não se conseguiu a verba pleiteada junto ao CREA…”.

17 de agosto de 1983
Presidente, Roberto Peres “… o CREA enviará móveis usados e materiais de escritório, além de uma ajuda mensal correspondente a 30 UPCs…”.

22 de maio de 1985
presidente, Antônio Plínio Leonardi Zono “… o engenheiro Plínio Zono comunica que voltou a pagar o carnê da linha telefônica, do plano de expansão, adquirindo pala Associação, com seus próprios recursos, uma vez que o dinheiro que está entrando no caixa não é suficiente para o pagamento…”.

09 de setembro de 1987
presidente, Helier Mazzi” Foi elaborado um documento, para ser enviado a Prefeitura Municipal, solicitando que a mesma doe um terreno para a construção da sede, e para que isso se realize o mais rápido possível nos comprometemos a retribuir com prestação de serviço, que será discutida posteriormente”.

21 de setembro de 1990
presidente Gilberto Amorim – “…a compra de máquina copiadora heliográfica, pois seria uma forma de trazer associados e prestar um serviço melhor e mais barato aos profissionais… ficou decidido que como a Associação não possui verba será usada a venda de cotas antecipadas que serão revertidas em cópias no futuro…”.

19 de setembro de 1992
presidente, José Geraldo de Paiva Bordon” estive em São Paulo, e apresentei a ata da nossa assembleia que era o último documento que faltava para dar início ao processo para a construção da nossa sede própria…”(o terreno e a verba chegou ao final do mandato).

21 de setembro de 1996
Presidente, Joaquim Mello – “… contando com a presença de várias autoridades, políticos da cidade, dirigentes do CREA-SP e com colegas engenheiros, arquitetos e agrônomos que assinaram o livro de presença, foi feita a inauguração da sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São João da Boa Vista, recebendo vários elogios pela beleza da nova sede.
Em seguida foi servido um almoço aos presentes…”.

10 de julho de 1997
Presidente, Fausto Fontão Filho – “… o presidente colocou que a Associação adquiriu um computador, uma máquina impressora, com fax e scaner, além da instalação da plotter que foi adquirida pelo sistema de cotas antecipadas… além destes equipamentos, foi feito um convênio com a DGLnet para que a AEA esteja ligada a Internet.

11 de agosto de 2001
Presidente, Sérgio Michelazzo – “… destaco como um dos melhores trabalhos realizados, na minha gestão, a entrega à Prefeitura do Plano Diretor, que envolveu vários profissionais da AEA, durante dois anos e que está sendo analisado e discutido por vários seguimentos da sociedade sanjoanense.

 

Neste breve relato, baseado em documentos da AEA, está um pouco da sua história, que ao tornarmos pública, prestamos um singela homenagem à aqueles que foram e são responsáveis pelo crescimento da Associação.

Abrir bate-papo
Envie uma mensagem!
Olá
Como podemos ajudá-lo?